top of page

Disfunções urinárias

Incontinência urinária de esforço

A incontinência urinária de esforço se caracteriza pela perda involuntária (vazamento) de urina em gotas ou jatos na roupa íntima, em situações de esforço mínimo ou extremo. Ex: Perder xixi quando ri, chora, sobe escadas, faz caminhadas, senta/levanta. Esse tipo de incontinência responde muito bem ao trabalho da Fisioterapia pélvica.

Incontinência urinária de urgência

A incontinência urinária de esforço se caracteriza pela perda involuntária (vazamento) de urina, geralmente em média ou grande quantidade, na roupa, associada a um desejo imenso de ir ao banheiro. Essa incontinência sempre vem acompanhada de uma urgência urinária. Também apresenta bons resultados com a Fisioterapia, que algumas vezes pode ser associada com medicação indicada pelo Urologista.

Urgência urinária, aumento da frequência urinária, infecção urinária de repetição

A urgência urinária é o forte desejo de ir ao banheiro, que pode estar sendo causada por uma hiperatividade do detrusor (músculo que envolve a bexiga). O aumento da frequência urinária é o aumento de vezes que está indo ao banheiro urinar, pode ser causado por infecção urinária, ou por um receio de perder urina, adiantando as micções. E a infecção urinária de repetição pode estar envolvida com baixa ingestão de água para diminuir as perdas urinárias. Uma das condutas fisioterapêuticas é delinear o perfil de ingesta hídrica e frequência miccional dos pacientes, para assim regularizar seu comportamento.

bottom of page